A fluência é logo ali

Uma dúvida comum entre os estudantes de inglês é se o seu nível já está próximo ou já atingiu a fluência, fazer a autoavaliação nem sempre nos traz a resposta pois seria necessário algo opinativo de terceiro. Mas como podemos saber se estamos fluentes ou não?
Muitos sentem a insegurança de fazer o "speaking", principalmente com nativos, até conseguem comunicação via textos, porém na hora da fala tem aquela "trava", não porque o aluno não sabe, mas porque o medo e a insegurança fazem parte do mundo estudantil de idiomas e acaba achando que não aprendeu o suficiente para ter uma comunicação progressivamente boa com um nativo da língua inglesa. Deve-se, antes do "speaking" com o nativo, avisá-lo que talvez muitas frases ou palavras ele pode não entender porque você é um estudante e precisa fazer o "improve" (melhoramento), fazendo com que possam ter uma comunicação mais "light" nas falas e entender melhor o estrangeiro. Mas o que quero dizer é que a maioria dos alunos do nível pré-intermediário e intermediário não sabem que estão em um nível mais alto da língua inglesa simplesmente por causa de sua insegurança, às vezes já é um fluente e não sabe, tudo depende do risco, se não mergulhar de cabeça será quase impossível chegar a fluência.
Sendo assim, recomendo buscar pôr em prática seu "speaking", se houver medo ou insegurança não adie, tente fazê-lo mesmo assim, sei que pode até dar vergonha de errar porém é algo super natural, tanto que a grande maioria aprende sob esse tal medo e falta de ousadia. As tecnologias estão aí para ajudar, as redes sociais então nem se fala, há 20 anos aprendíamos inglês com fitas cassete ou CD's para que pudéssemos ter noção de áudio nativo, hoje você ouvir ou assistir noticiários com um toque.
Vamos praticar?!?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre MISS e LOSE?

Fluência em inglês

Fale sozinho em inglês