Professor particular... É mesmo necessário?

Aulas particulares de inglês a domicílio vem sendo algo bem propagado pela sociedade por causa de lições bem enfáticas, o aprendizado é baseado num ambiente mais concentrado e há uma linha centralizada nas dificuldades. É momento de "virar a mesa", transformar aquela dificuldade no mais maleável aprendizado. 
Uma experiência que carrego, na época de aluno e posteriormente como professor, é de ver pessoas com dificuldades no aprendizado por falta de concentração nos cursos, confesso que também sofri mas saía bem nas disciplinas do curso que estudava, era ótimo aluno, então ajudava - ou tentava ajudar - os colegas de classe. Infelizmente é o que acontece, isso vem de décadas, alunos estudam por meses, ou até anos, e não aprendem inglês, mais triste ainda era ver cursos que sua única preocupação era vender os livros e receber as mensalidades dos alunos. Quando eu cursava inglês fiquei três semanas sem ir as aulas por dificuldades financeiras e estava decidido a abandonar o curso, mesmo sabendo qye era um dos melhores alunos da instituição, então eles fizeram de tudo para eu continuar, porém não havia interesse no meu aprendizado, nem ao menos me perguntaram como estava o meu inglês, só queriam mesmo o lucro, fiquei mais dois meses e não continuei... Muitos amigos já haviam deixado o curso e éramos remanejados para a formação de outras turmas, já estava no intermediário e seguindo para o nível avançado, busquei aprender em outras instituiçoes porém isso deixo para outra postagem.
Não quero diminuir os cursos com uma coletividade de alunos, pelo contrário, uma grande parte trabalha com seriedade e se preocupam o desempenho dos estudantes, há casos de pessoas que aprenderam de forma espetacular, com apenas 1 ano chegaram à fluência, mas se o caso é a falta de concentração e a centralização das disciplinas então obter um professor particular é uma ótima recomendação. O "teacher" particular deverá trabalhar de forma objetiva e concreta, observando os parâmetros e onde está "aquilo" que falta para seu aluno aprender o idioma, é sempre olho no olho e o "speaking" está sempre ativado, sendo assim não há como fugir, em pouco tempo verá que já aprendeu e nem sentiu.
Concluindo, se acha que precisa de um professor particular para aprender inglês não tenha receio, todos oferecem aula experimental, talvez não aprenda com um mas pode com outro, observe os métodos e como se "encaixa" com seu tipo de estudo, tudo é natural, inclusive o professor assim como você.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual a diferença entre MISS e LOSE?

Fluência em inglês

Fale sozinho em inglês